top of page

"Nanda, rolou!": Fernanda Torres indicada ao Oscar por 'Ainda Estou Aqui'

  • Foto do escritor: Eduardo Gomes
    Eduardo Gomes
  • 23 de jan.
  • 2 min de leitura
Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro e vai disputar o Oscar de Melhor Atriz
Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro e vai disputar o Oscar de Melhor Atriz

Fernanda Torres disputa Oscar 2025 em três categorias com filme de Walter Salles


A renomada atriz Fernanda Torres foi indicada ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. Além disso, a produção brasileira brilha em outras duas categorias: Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, consolidando sua presença na maior premiação do cinema mundial.


Essa indicação marca um momento histórico para o cinema brasileiro. Fernanda Torres é apenas a segunda brasileira a disputar a categoria de Melhor Atriz, 26 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada pelo icônico Central do Brasil (1998), também dirigido por Walter Salles. A conexão familiar e cinematográfica adiciona uma camada emocional a este marco na história do Oscar.






"Eu resolvi não assistir, inclusive, porque o meu nome é Torres, eles vão em ordem alfabética pelo sobrenome e o meu vem sempre no fim [...] Eu estava no meu quarto. Andrucha [esposo] e Joaquim, meu filho, subiram [ao quarto] e falaram: 'Nanda, rolou'", contou a atriz.



A trajetória de Ainda Estou Aqui rumo ao Oscar foi impulsionada pela vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025, onde ela levou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama. Curiosamente, a participação de Fernanda no longa quase não aconteceu. Inicialmente, a atriz Mariana Lima havia sido escolhida para o papel, mas mudanças na produção levaram Walter Salles a convidar Fernanda para o desafio.


O filme é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e apresenta a transformação de sua mãe, Eunice Paiva, de dona de casa nos anos 1970 a uma das mais importantes ativistas de Direitos Humanos do Brasil. A trama retrata a dor, a resiliência e a luta de Eunice após a morte do marido, Rubens Paiva, um ex-deputado e opositor político, assassinado pela ditadura militar.


Com uma narrativa emocionante e atuações poderosas, Ainda Estou Aqui tem atraído elogios da crítica internacional e promete deixar sua marca na história do cinema. A expectativa para a cerimônia do Oscar é alta, e os brasileiros aguardam ansiosos para celebrar mais uma conquista no cenário global.

Comentários


bottom of page