top of page

ProUni 2025: Inscrições abertas

  • Foto do escritor: Eduardo Gomes
    Eduardo Gomes
  • 24 de jan.
  • 2 min de leitura
Imagem de divulgação institucional do ProUni
PROUNI 20 Anos

O prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2025 está oficialmente aberto. O período de candidatura começou nesta sexta-feira, 24 de janeiro, e segue até a terça-feira, 28 de janeiro. Os interessados podem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou 2024 para concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior. O processo é inteiramente gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo portal oficial do Prouni no endereço acessounico.mec.gov.br/prouni.


O programa disponibiliza dois tipos de bolsas: integrais (100%) e parciais (50%), que cobrem os custos das mensalidades dos cursos. Nesta edição, serão ofertadas 338.444 bolsas de estudo distribuídas entre 1.031 instituições de ensino privadas de todo o Brasil. Do total, 203.539 bolsas são integrais, enquanto 134.905 são parciais. Entre os cursos com maior número de bolsas ofertadas estão Administração (27.101), Pedagogia (22.947), Direito (22.746), Ciências Contábeis (14.800) e Educação Física (13.639).


Para realizar a inscrição, os candidatos devem seguir um passo a passo simples:


  1. Acessar o site prounialuno.mec.gov.br e efetuar o login utilizando o perfil Gov.br;


    Site PROUNI Aluno
    Site PROUNI Aluno
  2. Preencher os dados pessoais, informações socioeconômicas e dados do grupo familiar;


    Tela de preenchimento de dados do Aluno
    Tela de preenchimento de dados do Aluno
  3. Escolher até duas opções de cursos, podendo filtrar as vagas por curso, instituição e localidade;


    Tela de seleção de opção de cursos
    Tela de seleção de opções de cursos
  4. Revisar as informações preenchidas na “Ficha de Inscrição” e confirmar a candidatura.


    Tela de revisão da ficha de inscrição
    Tela de revisão da ficha de inscrição do Aluno

Os candidatos pré-selecionados passarão por duas chamadas. Em ambas, será necessário comparecer à instituição de ensino selecionada para apresentar documentação que comprove as informações fornecidas na inscrição. A documentação exigida inclui documento de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar, comprovantes de residência, rendimento, conclusão do ensino médio e outros que possam ser solicitados pela instituição.


O cronograma do processo seletivo é o seguinte:


  • Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro;

  • Prazo para entrega de documentação: até 17 de fevereiro;

  • Resultado da segunda chamada: 28 de fevereiro;

  • Prazo para comprovação das informações: até 17 de março.


Em 2025, o Prouni completa 20 anos desde sua criação em 2004, instituído pela Lei nº 11.096/2005. O programa foi lançado com o objetivo de democratizar o acesso à educação superior para estudantes de baixa renda. Em suas duas décadas de história, mais de 3,4 milhões de estudantes foram beneficiados, sendo 56% mulheres e 55% negros. O impacto social do Prouni também se reflete na taxa de conclusão de cursos: 58% dos beneficiários concluem o ensino superior, em comparação a 36% entre aqueles que não participam do programa.


Comemorando seus 20 anos, o Prouni reafirma sua relevância como ferramenta fundamental para promover inclusão e transformar vidas por meio da educação.


 
 
 

Comentários


bottom of page